Você sabia que o paladar pode mudar com o tempo?

PUBLICIDADE

Várias pessoas já escutaram algum amigo ou parente reclamar de algum alimento que não consegue comer ou elogiar outros que não faltam na alimentação. Mas por que o paladar muda com o tempo?

Existem explicações cientificas de que, durante a infância, adolescência e vida adulta, o paladar muda completamente. Algumas alterações podem ser apenas por opção, como levar uma vida saudável e escolher alimentos que colaboram com o bom funcionamento do corpo humano. Outras são involuntárias, acontecem devido às experiências que surgem durante a vida.

O paladar também pode ser alterado devido à diminuição do número de células das papilas gustativas – elas são as responsáveis por identificar os sabores dos alimentos.

Na fase infantil, as crianças geralmente preferem alimentos ricos em açúcar. A preferência está ligada ao primeiro alimento que um bebê conhece: o Leite Materno, que é razoavelmente doce. Nessa fase, os pequenos precisam de bastante energia para brincadeiras, novos aprendizados e diversão; por isso necessitam de mais glicose – que são encontradas em alimentos doces. Balas, chocolates, pirulitos e refrigerantes acabam sendo os preferidos das crianças.

A introdução de legumes e verduras nessa fase acaba sendo um grande desafio para muitos pais, que precisam procurar métodos, como criar brincadeiras com os alimentos, para que as crianças passem a gostar e aderir essa comida na sua alimentação diária.

Já na adolescência e vida adulta, é normal o consumo de alimentos saudáveis. A preocupação com a saúde do corpo faz com que muitas pessoas comecem uma reeducação alimentar. Optando por consumir alimentos ricos em proteínas e vitaminas.

As confraternizações também são um forte colaborador da mudança de paladar na vida adulta. Os famosos encontros com os amigos e festas em família podem mudar a relação do adulto com o alimento. É nessa fase que muitos conhecem as bebidas alcoólicas e também alimentos que podem ajudar na prevenção de doenças.

Assim, biologia humana aliada à experiências de vida mudam o paladar das pessoas com o passar dos anos. Já notou essa mudança em você?