Luto: Popeye e Tom & Jerry se despedem de seu ilustrador, que morreu na última sexta-feira

PUBLICIDADE

Morreu na madrugada desta última sexta-feira (17), um dos maiores ilustradores de todos os tempos. Gene Deitch foi responsável por diversos episódios de desenhos consagrados, como Tom & Jerry, Popeye, entre outros.

Gene Deitch tinha 95 anos e está recebendo as últimas homenagens de fãs do mundo inteiro, mas ele morava em Praga, na República Tcheca.

Seu editor, Petr Himmel, revelou à agência Associated Press que Deitch faleceu ‘inesperadamente’, sem dar maiores detalhes.

O ilustrador nasceu em Chicago, Estados Unidos, mas desde o final da década de 50 que estava vivendo em Praga.

No início da década de 60 começou a ilustrar alguns episódios de Popeye e Tom & Jerry, além de ser responsável pela direção da animação Munro, que em 1961 foi vencedora do Oscar, mas o prêmio foi para o produtor, William L. Snyder.

Por cerca de 10 anos ele contribuiu com a revista de jazz, The Record Changer. Produziu cartoons animados para grandes estúdios, entre eles a MGM, Paramount Pictures, UPA/Columbia Pictures, entre outros.

Fez diversas adaptações de livros de imagens infantis. Seu estúdio ficava próximo aos estúdios Barrandov, de onde saíram vários filmes. Foi premiado com o Prêmio Winsor McCay, além de ser reconhecido pelos colegas como um grande contribuir para a arte da animação.

Conheceu a primeira esposa na North American Aviation, onde ambos trabalhavam e se casaram em 1943. O casal teve três filhos e ambos se tornaram artistas e apaixonados pelos quadrinhos.

Mas em Praga, ele conheceu uma gerente de produção de um estúdio e casou-se com ela. A família não deu detalhes do velório e sepultamento de Deitch.