Produza sua máscara de proteção sem sair de casa com este passo a passo

PUBLICIDADE

Neste momento de pandemia devido à corona vírus, todos devem seguir as recomendações de proteção da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Sabendo-se que a atitude mais eficaz de prevenir a contaminação é isolamento social, lavar as mãos e higienizar com água e sabão para evitar tocar os olhos nariz e bocas com as mãos sujas e ao tossir ou espirrar cobrir sempre com os cotovelos, existe outro cuidado também pode ser tomado, usar o equipamento de proteção individual (EPI), a máscara de proteção.

Produza sua máscara de proteção sem sair de casa com este passo a passo

Como a utilização das máscaras de proteção cresceu bastante, porque elas podem conter o vírus que saem através das gotículas respiratórias, começou a dificuldade de encontrá-las para venda devido à alta procura deste produto. Muitos podem fabricar suas máscaras com dois procedimentos a seguir. 

Com dicas de materiais, como usar e método de limpeza, aprenda a fazer sua máscara em casa sem precisar de máquina de costura

1. Passo a passo: para fazer a Máscara com dois pedaços de tecido de algodão, precisará ter conhecimento básico de costura e os seguintes materiais descritos.

Dois pedaços de tecido de algodão, cortados em retângulo (25 cm por 15 cm), duas tiras elásticas (podem ser elásticos, para prender cabelo, gominhas ou tiras de tecido), agulha e linha, tesoura, régua e lápis. 

1.1 Faça uma bainha de 0,6 cm nos lados mais compridos e uma bainha de 1,25 cm nos lados mais  curtos. 

1.2 Recorte dois retângulos de tecido de algodão de 25 cm por 15 cm. Use algodão bem confeccionado, como um lençol ou um pano acolchoado.

1.3 Depois de fixar as bainhas com uma linha, introduza os elásticos nas bainhas mais largas. Serão as tiras que você usará para sujeitar a máscara nas suas orelhas. Após introduzir os elásticos, amarre os extremos.

1.4 Puxe suavemente as tiras elásticas, até que os nós do elástico fiquem dentro da bainha. Em seguida, junte os dois extremos da máscara unidos pelos elásticos até ajustá-los ao tamanho do seu rosto e costure os elásticos no tecido para fixá-los.

Para fazer uma máscara com uma camiseta sem costura

Com uma camiseta velha e limpa velha, que tenha duas camadas de tecido, e sem precisar de ter conhecimentos de costura, você poderá fazer a máscara simples com os passos a seguir:

1. Corte a parte inferior da camiseta, com uma largura de 17 a 20 cm.

1.2 Desse pedaço de camiseta, recorte um retângulo de 15 a 17 cm

1.3. Amarre as extremidades inferiores no pescoço e as superiores na cabeça, de modo que a máscara se ajuste ao seu rosto.

1.4 Faça um corte na metade das extremidades que restaram após a remoção do retângulo.

Como a máscara pode proteger?

Para que a proteção tenha sucesso, a máscara precisa cobrir a extensão do seu nariz ao queixo, sem apertar seu rosto e não pode deixar a pessoa com dificuldade na respiração. A máscara deve ter duas camadas de tecido.

Como usar a mascar corretamente?

A máscara deve conter duas camadas de tecido, deve ser descartada se por muito tempo de utilização ficar deformada, ser ajustável ao formato do seu rosto (na extensão do nariz ao queixo), sem dificultar a respiração da pessoa.

Lembrando que antes de tirar a máscara do rosto, lave as mãos e utilize álcool (70%) para desinfetar as mãos, evitando tocar nos olhos, nariz e boca se não fizerem o procedimento de higienização.

O EPI é de utilização individual, então nunca deve ser emprestado ou reaproveitado por outra pessoa. Para lavar a sua máscara de proteção o ideal é deixa-lá de molho por 20 minutos numa solução com água e sabão ou água sanitária, segundo as recomendações do Ministério da Saúde brasileiro.

Por quem as máscaras não podem ser usadas?

Não pode ser usada em crianças menores de dois anos e em pessoas que sentem dificuldade de respirar e que sem ajuda, não conseguem retirar as máscaras sozinhas.