Novo coronavírus foi criado em laboratório chinês, revela Nobel de Medicina

PUBLICIDADE

Luc Montagnier, ganhador do prêmio Nobel de Medicina de 2008, criou uma polêmica em todo cenário científico mundial nesse final de semana. Tudo porque, após analisar o novo coronavírus, ele entendeu que o vírus foi criado por acidente em um laboratório da China. Para o cientista, que descobriu o HIV na década de 1980, o vírus foi criado quando cientistas de Wuhan estariam tentando criar uma espécie de vacina para a Aids.

Luc Montagnier, prêmio Nobel de Medicina, acaba aderindo à teses parecidas de políticos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi um dos que fez questão de chamar o coronavírus de “vírus chinês”. Autoridades brasileiras também já fizeram comentários polêmicos sobre a China durante a pandemia.

O prêmio Nobel diz que o vírus teria traços do HIV e também da malária. “Isso foi uma surpresa para mim, pois era exatamente o HIV”, disse o cientista, que na sequência garante ainda que não tem como o vírus da Aids ter mudado e evoluído para o coronavírus atual. Ele garante que as características atuais somente seriam adquiridas em laboratórios.

A tese de Luc Montagnier é contrária a de outros cientistas. Alguns estudos garantem que não há evidências que o curso do coronavírus não tenha sido o natural, ou seja, que a mutação tenha ocorrido na natureza.

“A história que veio de um mercado de peixes é uma lenda”, garantiu o cientista, que na década de 1980 foi considerado revolucionário. Ainda não há qualquer previsão para uma vacina para o novo coronavírus. Por isso, cientistas de todo o planeta estudam esse vírus.