Mandetta deixa o cargo e na frente de todo mundo manda último recado a Jair Bolsonaro

PUBLICIDADE

O ortopedista Luiz Henrique Mandetta deixou oficialmente o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (16). Na manhã desta sexta, ele participou da solenidade de posse do novo ministro, o oncologista Nelson Teich. Mandetta discursou na abertura do evento e chamou a atenção de todo mundo.

Mandetta tinha 76% de aprovação, de acordo com pesquisa Datafolha, praticamente o dobro da aprovação do presidente Jair Bolsonaro, mas acabou levando a pior na queda de braço pública contra o chefe do Executivo. Mandetta era um defensor do isolamento social, que encontra em Bolsonaro o maior crítico.

A situação entre eles ficou insustentável, especialmente, depois que Mandetta deu entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo. Bolsonaro é inimigo da emissora e afirmou no dia seguinte que não assistiu ao programa. “Não assisto a Globo”, disse o presidente.

Nesta sexta, Mandetta fez um grande discurso, agradeceu ministros e se voltou ao presidente em determinado momento de sua fala. Educado, o ex-ministro da Saúde agradeceu ao presidente. “Muito obrigado, presidente, pelo tempo em que pude servir ao governo. Uma honra pra mim trabalhar durante esse período, com essa equipe, sob sua liderança, sob sua coordenação. Humildemente, como cidadão, me coloco a disposição sem que for chamado”, afirmou.
O discurso de Maandetta pode ser assistido nos primeiros 20 minutos do vídeo abaixo. A fala direcionada ao presidente foi registrada entre 16:35 e 17 minutos do vídeo.

Em seguida, Mandetta cumprimentou a todos com os cotovelos. Na sequência, houve a posse oficial do novo ministro Nelson Teich. Bolsonaro discursou e também agradeceu a Mandetta pelos trabalhos realizados à frente do Ministério da Saúde entre janeiro de 2019 até a última quinta-feira. O Brasil segue na luta contra a pandemia causada pelo novo coronavírus e aguarda o trabalho de Teich.