6 fatos extraordinários que você precisa saber sobre os sonhos

PUBLICIDADE

Estudos apontam que todo mundo sonha, mesmo sem lembranças no dia seguinte. As exceções são de algumas pessoas diagnosticadas com distúrbios psicológicos extremos. A partir desse fato, existem coisas extraordinários sobre os sonhos, que os tornam ainda mais importantes para o bom funcionamento da mente e do corpo humanos. Saiba mais!

Cerca de 90% do sonho é esquecido

As pesquisas sobre o sonho contabilizam que metade do que acontece é esquecido com apenas cinco minutos acordado. Em 10 min, 90% já deixou de ser uma recordação da noite. Apenas em pesadelos marcantes é possível que a pessoa lembre dos detalhes do que ‘viveu’ durante a noite por um período mais longo.

Cegos sonham

Quem não tem visão sonha sim. Existem dois principais casos. As pessoas que ficam cegas depois do nascimento podem ver imagens durante a noite, e completam as lacunas com a imaginação. 
As pessoas que nascem cegas têm sonhos envolvendo seus outros sentidos, como audição, olfato, tato e suas emoções.

Sonhos previnem psicose

Sonhar é fundamental para a saúde mental. Em uma pesquisa sobre o sono, estudantes foram acordados no início de cada sonho e logo depois puderam dormir suas oito horas de sono; como resultado, todos sentiram dificuldades de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose após três dias.

Na sequência do estudo, eles dormiram sem interrupções, e seus cérebros compensaram o tempo perdido aumentando muito o percentual de sono. Os sintomas resultantes das noites mal dormidas sumiram após pouco tempo.

Nem todos sonham em cores

Um dado curioso: cerca de 12% das pessoas sonha exclusivamente em preto e branco. E muitas delas têm uma visão normal. Não há estudos que comprovem impacto diferente em um sonho relacionado a violência ou morte para a pessoa que sonha em cores ou para as que sonham em preto e branco.

Sonhos comuns

Muitas pessoas têm sonhos parecidos. Entre os mais comuns são situações relacionadas à escola, ser perseguido, tentar correr e não sair do lugar, cair, estar atrasado, uma pessoa viva atualmente estar morta, dentes caindo, voar e/ou sofrer algum cidade.

Não é possível sonhar com o desconhecido

Os sonhos não são invenções e costumam ser resultado do que foi vivido durante o dia. Mesmo repletos de pessoas estranhas e situações inusitadas, o fato é que a mente retoema rostos reais de pessoas que você viu durante a sua vida, mas pode não se recordar. O restante, pode colocar na conta da imaginação, mas sempre baseada na realidade.