‘Velho da Havan’ suspende contrato de milhares de pais de família em meio ao coronavírus

PUBLICIDADE

‘Velho da Havan’, Luciano Hang, suspende contrato de 11 mil funcionários. Luciano Hang é um dos empresários mais queridos do país. Ele ficou conhecido como ‘Velho da Havan’ ou ‘Véio da Havan’. O próprio empresário faz brincadeiras com esses termos, mas não é o momento atual para brincar. Isso porque Luciano Hang suspendeu o contrato de 11 mil funcionários da Havan.

Luciano Hang é um dos principais apoiadores do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Por conta da pandemia de coronavírus, as lojas de Luciano Hang estão fechadas. Ao todo, a empresa tem 22 mil colaboradores, como mostra uma matéria do site Congresso em Foco, do UOL. Ou seja, pelo menos metade dos funcionários da Havan teve o contrato suspenso diante da pandemia do corona´virus.

A Havan confirmou a suspensão dos milhares de contratos e disse que “foi uma das primeiras empresas a utilizar a Medida Provisória (MP) 936/2020 que permite a suspensão do contrato de trabalho por até 60 dias”.

Ainda na nota, a empresa do Velho da Havan diz ainda que está fazendo de tudo para manter seus colaboradores, mas que a empresa também precisa tomar pedidas para não quebrar. “É primordial que as empresas trabalhem nesse sentindo. Somente assim, conseguiremos atravessar esse período de dificuldades, mantendo os empregos e a renda dos colaboradores”, disse Luciano Hang sobre a suspensão.

Nesse período de contrato suspenso, os funcionários da Havan receberão o salário completo. No entanto, a empresa pagará apenas 30% desse valor, enquanto o governo federal dará os outros 70%. Esse valor será pago através do seguro desemprego.