Árbitro Anderson Daronco abre o jogo e fala sobre Gre-Nal com 8 jogadores expulsos

PUBLICIDADE

O árbitro Anderson Daronco concedeu entrevista ao canal Fox Sports. Não é comum os árbitros falarem. Normalmente, eles são os únicos personagens do espetáculo futebol sem direito a ter voz. Federações e confederações impedem que eles falem para evitar polêmicas.

Anderson Daronco é um dos principais árbitros do Brasil e o único do Rio Grande do Sul a integrar o quadro da Fifa. Em conversa com Nadine Bastos, do Fox Sports, o árbitro falou sobre o Gre-Nal que teve oito jogadores expulsos. O jogo foi válido pela fase de grupos da Copa Libertadores da América.

Daronco contou que nunca chegou a apitar uma partida que tivesse esse número de expulsos. O árbitro gaúcho disse também que o máximo de expulsões em um jogo que ele apitou foi pela segunda divisão do Campeonato Gaúcho e houve cinco expulsões. Todos cartões vermelhos foram dados antes dos 30 minutos do segundo tempo e não foram todas juntas, como aconteceu no Gre-Nal.

O árbitro também falou sobre a punição que os jogadores das duas equipes podem sofrer no tribunal da Conmebol. Grêmio e Inter aguardam a divulgação pena imposta aos seus jogadores. Não há previsão de quando isso vai acontecer e representantes do Tricolor criticaram a postura da entidade no julgamento.

“Em relação à rigorosidade ou não (da punição), fica difícil opinar até porque não sabemos. Numa situação como essa (o árbitro) tem que relatar aquilo que viu no campo, os motivos pelos quais os jogadores foram expulsos e, claro, muitas vezes as imagens podem ser utilizadas também”, afirmou Daronco.
O árbitro também disse que há realidades diferentes com o VAR e sem o VAR. Quando tem VAR, segundo Daronco, o árbitro consegue ver tudo o que aconteceu.