Mãe é impedida de tocar em seu filho após a morte e compartilha sua dor

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus está mudando o mundo em muitos aspectos, até os velórios precisam seguir novos protocolos com orientações de órgãos máximos da saúde, como o Ministério da Saúde.

Uma mãe perdeu seu filho mais novo e nem pôde tocar na criança. Maria Inamá Araújo sofreu a perda do caçula, Arthur, há cerca de uma semana. O menino de apenas 3 anos de idade morreu por suspeita de coronavírus no último dia 31 de março após ficar 8 dias internado em um hospital de Fortaleza. As informações são da BBC Brasil.

No enterro do menino a família precisou seguir todos os protocolos funerários do Ministério da Saúde com diversas restrições, para os casos da Covid-19. “O corpo do meu filho estava na capela trancado e eu não pude nem ver o pessoal colocando ele no caixão”, contou ela em entrevista.

Por conta do risco de contaminação, o caixão estava fechado, não teve velório nem troca de roupas pela funerária. Ela nem pode tocar no filho depois que ele saiu da Unidade de Terapia Intensiva. Após o enterro, o resultado do teste foi negativo, ele perdeu a vida por pneumonia e não por coronavírus, segundo a mãe.

Fiquei aliviada pelo fato de, graças a Deus, ele não ter sido acometido por mais um vírus”, contou ela. A mãe disse compreender os motivos do protocolo de enterro para evitar a contaminação e propagação do vírus.

Ainda de acordo com a mulher, a primeira pessoa da família a apresentar sintomas parecidos com o do novo coronavírus foi a filha mais velha dela. Arthur fazia parte do grupo de risco por ter nascido com microcefalia, uma vez que ela teve zika durante a gestação.