Recém-nascido perde a vida por coronavírus, mas teste de mãe dá negativo

PUBLICIDADE

Foi realizado um teste na mãe de um recém-nascido, de apenas quatro dias de vida, que morreu com coronavírus, em Natal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o resultado do teste, que foi divulgado nesta quinta-feira (9), deu negativo.

Agora, devido a esse cenário inusitado, os profissionais de saúde que acompanham o caso ampliarão os exames para poder descobrir se ela teve a doença ainda durante a gestação e como foi possível essa transmissão.

O primeiro teste que foi realizado se baseou na coleta das mucosas da paciente e não foi encontrada a presença do novo coronavírus. Para constatar esse dado, agora será realizado um exame de sorologia para a detecção do anticorpo para Covid-10. Dessa vez será realizado com uma amostra de sangue da paciente.

Após a análise e os resultados obtidos, os técnicos enfim poderão definir se a criança teve a contaminação vertical (de mãe para filho ainda dentro do útero) ou externa. Juliana Araújo, chefe de setor da Vigilância em Saúde de Natal, informou que, por enquanto, eles não podem afirmar nada a respeito.

De acordo com a profissional, ao dar entrada no hospital, ela apresentou sintomas de uma gripe comum, porém, não soube informar quando começou. Já no dia 5 de abril, foi realizada a coleta para o exame.

A partir desse novo exame realizado, o de sorologia, os profissionais de saúde terão a possibilidade de indicar se a mulher teve algum contato com o vírus nos últimos 30 dias ou antes disso. O bebê teve a amostra recolhida seis horas depois do nascimento e não teve contato coma mãe, pois foi levada imediatamente para a Unidade de Terapia Intensiva.