Número de bebês abandonados aumenta durante a pandemia e causa dor moral

PUBLICIDADE

Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, que tem causado milhares de vítimas fatais em todo o mundo, o número de bebês abandonados tem aumentado significativamente. Essa situação preocupa, uma vez que há falta de informações para essas mães sobre as maneiras legalizadas para entregar uma criança para a adoção.

O número de bebês abandonados tem aumentado consideravelmente em uma das capitais brasileiras mais conhecidas e visitadas do país: Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Somente na última semana foram registrados quatro casos de abandono.

Valéria Rodrigues, que é uma desembargadora responsável pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, afirma que esses abandonos acontecidos em meio à pandemia não significam que este seja o fator que vem aumentando esses casos.

Em uma entrevista concedida ao jornal Correio Braziliense ela dá um pouco mais de detalhes sobre o caso que tem preocupado a todos, causando uma dor moral a todos que possam ler esse caso, uma vez que essa situação é de partir o coração.

Muitas vezes, essas mães escondem a gravidez. Então, elas têm medo de ser descobertas pela família e pela sociedade. A entrega legal concretiza o direito fundamental à vida, pois inibe o aborto, tráfico de crianças e adoções ilegais, inegavelmente uma realidade social”, diz ela durante a entrevista.

Ainda segundo a desembargadora, essas mulheres que estão esperando um filho passam por momentos de muita insegurança temendo o julgamento de outras pessoas. Elas precisam ter acesso as informações certas para evitar que esse triste cenário aconteça.