Imagens registram momento exato em que novo coronavírus ataca as células do corpo

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus atingiu níveis alarmantes no Brasil até a noite desta quarta-feira (8). Foram confirmados 16.170 casos da doença, 127 curados e 819 mortos. No mundo os números são desesperadores: 1.504.971 casos confirmados, 328.661 curados e 87.984 casos que levaram o paciente a óbito.

O novo coronavírus é um vírus que ataca células sadias do organismo. Imagens de microscopia mostram o exato momento em que o coronavírus ataca e infecta uma célula saudável do corpo humano.

Esse registro de microscopia eletrônica de transmissão, é inédito no país, sendo produzido durante um estudo sobre a replicação viral, realizada pelo IOC/Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz). Na imagem abaixo é possível ver o novo coronavírus (à esquerda), atacando a membrana de uma célula saudável.

Já no segundo registro feito pelas câmeras especiais, é possível notar diversas partículas do novo coronavírus tentando infectar o citoplasma da célula, no qual pode ser observado o seu núcleo. É nessa parte que fica localizado o material genético.

Em uma terceira imagem, algumas partículas virais já podem ser notadas com clareza dentro das células. Essas imagens são um prato cheio para os amantes da ciência que tem curiosidade em saber como o novo coronavírus se propaga em um organismo saudável.

Esse registro foi realizado durante um estudo que está sendo investigada a replicação viral do Sars-CoV-2, conduzido por uma equipe de pesquisadores do país. Débora Barreto e Marcos Alexandre Silva, integram a equipe do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral, e Fernando Mota, Cristiana Garcia, Milene Miranda e Aline Matos, trabalham no Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo.