São Paulo compra 5 mil sacos para enterrar pessoas vítimas do novo coronavírus

PUBLICIDADE

Infelizmente a pandemia do novo coronavírus continua fazendo vítimas fatais em São Paulo, por isso a prefeitura decidiu comprar 5 mil sacos especiais para o sepultamento exclusivo das pessoas que vierem a óbito pela Covid-19 nos cemitérios da capital.

A prefeitura fez esse pedido de forma emergencial para atender a determinação técnica, garantindo assim maior proteção para os funcionários do Serviço Funerário Municipal que precisam lidar com os corpos e assim correm alto risco de contágio.

A revista Veja procurou a gestão do prefeito Bruno Covas para obter maiores informações, mas ainda não teve retorno sobre a base de dados que foi usada para chegar à conclusão de que seria preciso comprar 5 mil sacos, que ficou no valor de R$ 256.700.

Mesmo assim esses 5 mil sacos deixam claro que a administração espera uma alta no número de mortes devido ao novo coronavírus nos próximos dias. Alguns funcionários do Serviço Funerário disseram que esta foi a primeira vez que uma compra desse tipo de produto precisou ser feita.

A prefeitura, no termo de referência, atribuiu esta compra emergencial à pandemia causada pelo novo coronavírus e alegou que estava atendendo a uma determinação da Anvisa.

Segundo o documento, todos os corpos das vítimas da Covid-19 precisam ser envolvidos em um manto confeccionado em material impermeável antes de serem levados para as urnas. Desses 5 mil sacos, 100 foram solicitados em dimensões menores para atender a crianças e adolescentes.

O Cemitério da Vila Formosa em São Paulo, que é o maior da América Latina, vem registrando um número maior de abertura de covas. Segundo funcionários, são abertas cerca de 100 covas diariamente.