Como receber o auxílio emergencial de R$ 600 e quando o dinheiro estará disponível

PUBLICIDADE

Os trabalhadores informais que não têm conta em banco receberão o dinheiro do auxílio emergencial de forma gradual a partir do fim deste mês. A CEF fez um levantamento recentemente e constatou que 23,5 milhões de trabalhadores já realizaram a autodeclaração para ter direito ao auxílio emergencial.

E enquanto os dados vão sendo cadastrados, a Dataprev vai tendo acesso a tudo e depois retorna a Caixa quem realmente tem direito a esta ajuda de R$ 600.

O presidente da Caixa disse que os informais já cadastrados no APP, receberão o dinheiro em uma conta poupança virtual que será aberta na CEF a partir da próxima semana, mas desde que todos os requisitos sejam atendidos.

Todo cidadão que receber o auxílio emergencial poderá fazer transferência para outra conta, caso queira, além de efetuar pagamento de compras através do aplicativo Caixa Tem, que em breve será detalhado.

Sendo assim, são dois aplicativos, sendo que um é para fazer a autodeclaração e o outro será utilizado para a movimentação dos recursos.

“É importante destacar que fazer a autodeclaração não garante o recebimento do auxílio. É preciso que a Dataprev aprove”, ressaltou o presidente da CEF, reiterando ainda que amanhã terá início o pagamento do auxílio para aqueles informais já inscritos no CadÚnico e que já contam com conta-corrente na Caixa ou no Banco do Brasil.

Para o trabalhador informal saber se está ou não inscrito no CadÚnico, poderá fazer a consulta através do aplicativo Meu CadÚnico disponível para Android e iOS, pelo site https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico ou ainda pelo telefone 0800-707-2003.