Regras do futebol mudam para deixar o jogo mais dinâmico

PUBLICIDADE

A entidade máxima do futebol mundial busca deixar o esporte ainda mais dinâmico, visando tal interesse, o International Football Association Board (IFAB), órgão oficial da FIFA, divulgou na tarde desta terça-feira (07), significativas mudanças nas regras do futebol que prometem promover por um jogo mais limpo e dinâmico.

Regras do futebol mudam para deixar o jogo mais dinâmico

O futebol é considerado por muitos o esporte mais popular de todo o planeta, sendo assim, qualquer mudança na forma de praticá-lo gera um enorme impacto mundial. Nos últimos 10 anos a FIFA, através de seu órgão oficial vem divulgando diversas alterações nas regras do futebol, confira algumas destas mudanças que já estão sendo praticadas.

Mudanças na regra já utilizadas

A primeira mudança na regra do futebol nos últimos 5 anos, o árbitro assistente de vídeo (VAR, do inglês Video Assistant Referee), foi aprovado pelo IFAB em junho de 2016, sendo utilizado pela primeira vez em agosto do mesmo ano na Liga australiana de futebol. O VAR acabou com as diversas polêmicas geradas por gols em impedimento, punição para o jogador errado, dentre outras mudanças. Em 2018, a IFAB fez uma nova alteração na regra, desta vez permitindo a quarta substituição na prorrogação, sistema que foi implementado pela primeira vez na Copa do Mundo da Rússia que aconteceu no mesmo ano.

Novas Mudanças 

As partidas decididas nos pênaltis nunca mais serão as mesmas. Isso porque os cartões aplicados aos jogadores durante o tempo normal e a prorrogação não serão considerados nas penalidades. Se o goleiro cometer uma infração, se adiantar na cobrança retirando os dois pés da linha do gol para efetuar a defesa, receberá a primeira advertência verbal e, se houver reincidência, será aplicado cartão amarelo. O goleiro não será punido por qualquer infração cometida, a menos que toque na bola ou influencie diretamente no cobrador. Antes, as cobranças eram repetidas em caso de qualquer infração do goleiro. 

FIFA anuncia mudanças nas regras do futebol, confira todas as alterações

Outra regra que promete deixar o futebol ainda mais dinâmico é a bola na “mão”, a famosa mão “acidental”, com a nova mudança está deverá ser marcada como infração somente se ocorrer imediatamente antes do gol ou hipótese clara de gol. Antes, a marcação da infração se dava por todo o campo de jogo. A infração por mão começará a contar quando o contato da bola for abaixo do fim da manga curta da camisa. 

A FIFA acabou também com o falso Fair play, antes o adversário devolvia a bola onde quisesse e às vezes nem devolvia, com a nova mudança, o jogador que não respeitar o distanciamento de 4 metros de distância para o outro jogador que estiver participando da bola ao chão será punido com cartão amarelo, e somente o próprio jogador que estava com a bola quando o jogo foi paralisado poderá dar início novamente com a “bola ao chão”. Todas as novas mudanças passam a valer a partir do dia primeiro de junho, mas, as competições que tiveram seu início antes de sua data poderá optar entre a adequação da mudança de forma imediata ou somente na competição seguinte.