Cidadão são presos pelos pés, após romperem quarentena do coronavírus

PUBLICIDADE

O coronavírus tem feito muitas vítimas em todo o mundo.  Para tentar minimizar as mortes pela doença, a prefeitura de Córdoba, na Colômbia., decidiu punir os moradores que furam a chamada quarentena de forma inusitada. Agora quem estiver andando pelas ruas da região sem razão é punido severamente. Essas pessoas são presas pelos pés em praça pública. Elas ficam em uma estrutura conhecida como “cepo”, onde um dos pés é preso e impede a pessoa de ficar trafegando por aí. 

O prefeito da região, Alexis Salgado, disse os motivos para ter colocado a estrutura na cidade colombiana. “Aumentamos a base de força no município, juntamente com a Guarda Indígena, o Exército e a Polícia. Pessoas que não estão cumprindo as medidas obrigatórias de isolamento estão sendo punidas”, explicou o político por meio das redes sociais. 

A medida é prevista em lei, já que o povo da região é descendente de indígenas Essa punição não era utilizada há anos, porém está na legislação da Colômbia; as fotos dos moradores presos pelos pés por romperem a quarentena acabaram se espalhando pelo mundo inteiro.

“Para preservar a estrutura institucional e respeitar os usos e costumes do povo Zenú, essa articulação está sendo realizada”, disse o prefeito ao falar sobre o assunto. 

Números do coronavírus não param de subir e assustam

No mundo, são mais de 1,4 milhão de casos confirmados de coronavírus. Mais de 83 mil pessoas morreram da Covid-19 em todo o planeta.O Brasil já tem quase 700 mortes e mais de 14 mil casos da doença até o momento.