Programas de Datena e Sikêra Jr. anunciam 123 Importados, empresa com fortes indícios de fraude

PUBLICIDADE

Devido à quarentena causada pela pandemia de coronavírus, muitas pessoas estão recorrendo à internet para realizar compras, sejam elas de itens básicos do dia a dia ou até mesmo de produtos cobiçados.

É comum que empresas menores e desconhecidas utilizem espaços publicitários em programas de TV, principalmente nos de auditório e policiais. É o caso da suposta empresa chamada 123 Importados, que com preços absurdos sob qualquer ponto de vista, está anunciando seus produtos nos intervalos dos programas de Datena, na Band; e Sikêra Jr., na RedeTV!.

123 Importados é confiável?

Os indícios de que a loja estaria aplicando um golpe são claros, já que, no passado, a Neon Eletro, uma loja virtual com as mesmas características, conseguiu enganar milhares de consumidores com anúncios em grandes veículos, como no SBT, nos programas de Raul Gil, Eliana e Celso Portiolli.

Primeiro indício de golpe: preço abaixo do mercado

O preço dos produtos da 123 Importados anunciados no intervalo dos programas são muito abaixo do valor normal de mercado. Smart TV Led de 55″, que custa em média R$ 2.700 nas lojas conhecidas, na 123 Importados custa apenas R$ 1.199. 

Como uma loja pode vender tão barato assim e ainda conseguir custear a logística, impostos, funcionários, aluguel e a publicidade na TV? 

Segundo indício de golpe: vendas apenas no boleto bancário

Qualquer loja idônea, principalmente na internet, oferece aos seus clientes a opção de comprar produtos e efetuar pagamentos no cartão de crédito. Aliás, essa é a forma preferida da maioria delas, já que é garantia de venda concluída. Na 123 Importados é diferente, o cliente pode pagar apenas por meio de boleto bancário, o que dificulta ainda mais qualquer possibilidade da vítima ter o seu dinheiro de volta.

Qualquer pessoa hoje pode emitir boletos bancários em várias ferramentas disponíveis na internet. Já para vender no cartão de crédito, é necessária toda uma documentação para comprovar que não se trata de um golpe, ou seja, um estelionatário seria descoberto de forma fácil.

Terceiro indício de golpe: prazo de entrega maior que qualquer site de produtos importados

Se você já comprou produtos na China, sabe bem o quanto demora para recebê-los. Na 123 Importados não é diferente. Apesar da empresa ter em seu cadastro o endereço de umas das principais avenidas de São Paulo, o prazo para entrega dos produtos é de 30 a 45 dias úteis. Nenhuma loja no Brasil condiciona o cliente a um prazo tão extenso assim.

Quarto indício de golpe: ninguém conhece a empresa no endereço divulgado

O jornalista Flávio Tasinaffo, do UOL, foi até o endereço divulgado no site como sendo a sede da empresa, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2369 – 11º andar, conjunto 1102. O endereço é real, mas trata-se de um co-working, um compartilhamento de espaço e recursos de escritório que qualquer pessoa pode alugar, o que parece não ser o caso, já que por lá ninguém nunca ouviu falar sobre a 123 Importados. Flávio Tasinaffo ainda tentou contato por telefone, mas o número registrado na Receita Federal (11-9999-9999) é inexistente. O e-mail para contato também é inválido.

Quinto indício de golpe: muitas reclamações no site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é pioneiro no Brasil, com a missão de melhorar o relacionamento entre fornecedores e clientes, de forma transparente e colaborativa. Só neste site, até o fechamento dessa matéria, já são 183 reclamações da empresa 123 Importados. A grande maioria das pessoas que reclamam não recebe o produto, não consegue reembolso, não é atendida nos telefones fornecidos pela empresa e ainda não recebe qualquer código de rastreio do produto.

Portanto, diante de todos os indícios apresentados aqui, tudo indica que se trata de mais um golpe que fará várias vítimas pelo Brasil, com a colaboração involuntária da TV Bandeirantes e RedeTV!.