Proposta da Fifa em meio ao coronavírus pode beneficiar o Grêmio

PUBLICIDADE

O futebol mundial está paralisado devido à pandemia causada pelo novo coronavírus e ainda não se sabe como tudo vai ficar nem quando a bola voltar a rolar. No Brasil, os Estaduais foram suspensos e correm grande risco de serem cancelados definitivamente por causa da falta de datas.

A Copa Libertadores da América foi suspensa na segunda rodada da fase de grupos. O Campeonato Brasileiro, previsto para começar em maio, deve ser adiado. Os clubes querem que o torneio seja disputado com 38 rodadas. Para isso, seria necessário que a competição fosse estendida até janeiro de 2021.

Neste cenário, entraria em ação uma medida da Fifa que poderia beneficiar times do futebol brasileiro, entre eles o Grêmio. A medida proposta pela entidade máxima do futebol é a da prorrogação automática dos vínculos que se encerrarem em dezembro. O Grêmio têm seis jogadores nessa condição. Neste caso, o contrato seria renovado automaticamente até o fim da competição. O treinador Renato Portaluppi deve curtir a ideia de não perder os jogadores na reta final do torneio.

Outra proposta da Fifa é alterar a janela de transferências. Neste caso, a janela do meio do ano passaria para outubro, por exemplo. “Pelo regulamento de transferências da Fifa, o prazo máximo das janelas tem de ser de 16 semanas, sendo até 12 semanas no início e quatro no meio da temporada. Os períodos já estão definidos. A Fifa sugere agora que cada associação nacional possa alterar a janela. Acredito que a maioria dos países vai fazer isso”, afirmou o advogado especializado em direito esportivo, Marcelo Amoretty Souza.

Com essa proposta, as entidades nacionais poderiam alterar a janela de transferências para outubro, por exemplo, possibilitando que haja negócios neste período. Resta saber quais medidas serão colocadas em prática de fato e como o futebol ficará pós-coronavírus.