Urgente: Bolsonaro decide demitir ministro da saúde, diz O Globo

PUBLICIDADE

Bolsonaro vai demitir o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, ainda nesta segunda-feira, 6 de abril. As informações foram dadas com destaque pelo site do jornal carioca O Globo. A decisão do presidente do Brasil ocorre em meio à luta contra o novo coronavírus. Bolsonaro tem uma reunião para às 17h desta segunda-feira e, após ela, deve ser assinada a demissão no Diário Oficial da União. 

O ato de exoneração, inclusive, tem sido preparado, segundo o jornal, pelo Palácio do Planalto. O jornal diz que conseguiu a confirmação com duas fontes diferentes, que são auxiliares da Presidência da República. No domingo, 5 de abril, o presidente chegou a dizer que ninguém estava livre da sua “canetada’ e que não se preocupava com a popularidade, mas com o futuro do Brasil. 

O possível substituto de Mandetta no Ministério da Saúde é o deputado federal Osmar Terra, que já foi ministro da Cidadania. Quatro outros ministros conversaram com o presidente para falar sobre esse e outros assuntos. 

De acordo com os auxiliares ouvidos pelo jornal O Globo, a permanência do Ministro da Saúde no governo federal ficou impossível, já que o próprio presidente faz críticas ao seu auxiliar. Bolsonaro é a favor apenas do isolamento horizontal, diferente do que defende o mundo inteiro e especialistas brasileiros. 

A demissão de Mandetta ocorre em um momento em que a popularidade do ministro dispara. Segundo a pesquisa do Datafolha, o ministro tem hoje mais do dobro de aprovação do que o presidente da república, que defende voltar à normalidade.