Em 68 anos de reinado, a rainha Elizabeth faz aparição rara na TV devido ao Covid-19

PUBLICIDADE

A rainha Elizabeth que faz parte da monarquia há 68 anos, irá fazer o seu quarto discurso na televisão neste domingo (5). A rara aparição da idosa será por causa da pandemia do coronavírus, que já matou mais de quatro mil pessoas no Reino Unido e 48 mil pessoas testaram positivo para a Covid-19.

Elizabeth aparece todos os anos na TV britânica para fazer o tradicional pronunciamento de Natal, mas, as vezes chega a fugir desse ritual para se dirigir aos súditos. Em quase 70 anos setada no trono real, ela falou com a nação somente três vezes: Na guerra do Golfo em 1991, na morte da princesa Diana em 1997, e depois da morte da rainha mãe, no ano de 2002.

A BBC recebeu uma síntese do discurso, e afirmou que Elizabeth vai dizer aos britânicos que espera que futuramente todos tenham orgulho de como lidou com a situação da pandemia.

A rainha irá discursar dizendo que as próximas gerações irão dizer que a atual geração é tão forte como todos as outras. Dirá ainda que entende que todos estão passando por desafios enormes no momento, seja de luto, dificuldades financeira ou mudanças na rotina diária. A monarca também irá expressar a sua gratidão aos profissionais da saúde que estão tendo contato direto no combate a pandemia.

Segundo o site Deadline, o discurso da senhora foi gravado apenas pelo operador de câmera, que usava equipamentos de proteção, como máscara por exemplo. Os outros profissionais da equipe de televisão ficaram em um outro cômodo para proteger a rainha que tem 93 anos de idade e está inclusa no grupo de risco da doença.