‘Eu desconheço qualquer hospital que esteja lotado’, diz Bolsonaro em meio ao coronavírus

PUBLICIDADE

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, voltou a falar sobre a pandemia do novo coronavírus. A última vez em que o presidente havia comentado sobre o assunto tinha sido em um pronunciamento na TV e rádio aberta.

No pronunciamento, Bolsonaro havia mudado o tom, mesmo mantendo seu ideal contra a quarentena total. Entretanto, o presidente voltou a ser agressivo em seu discurso contra o distanciamento social em uma conversa descontraída com pastores em frente ao Palácio da Alvorada.

Bolsonaro criticou governadores por estarem tomando medidas para que as pessoas não saiam de casa e proferiu uma fala muito polêmica. “Eu desconheço qualquer hospital que esteja lotado, muito pelo contrário. Tem um hospital no Rio de Janeiro, um tal de Gazolla, que se não me engano tem 200 leitos, mas só tem 12 ocupados até agora“, disse o presidente da República.

Bolsonaro estava, possivelmente, se referindo ao Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, que é mais conhecido como Hospital de Acari. O presidente, entretanto, não citou de onde tirou esses dados de que não haveriam hospitais lotados no Brasil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o distanciamento social, exatamente, para não haver um colapso na saúde mundial. Na Itália, leitos tiveram que ser improvisados a partir do momento em que o país se tornou o epicentro da pandemia mundial.

No Brasil, caso o número de casos continuem a crescer rapidamente, poderia ocorrer um colapso na saúde pública. Bolsonaro defende que todos voltem a trabalhar e que somente os idosos sejam poupados.