Coronavírus oficialmente já é a doença que mais mata por dia no planeta; números são assustadores

PUBLICIDADE

Considerando os últimos números da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2018, a média de pessoas mortas por dia por coronavírus já ultrapassou a de qualquer outra doença infecciosa que exista no planeta. Essa marca foi atingida agora no começo do abril  e já repetida por duas vezes seguidas (nos dias 1 e 2), como mostra uma matéria do site da revista Época. 

Em 2018, a doença que mais matou no mundo foi a Tuberculose. Ao todo, a doença matou cerca de 1,5 milhão de pessoas no planeta, segundo os dados da OMS. Isso dá uma média de 4,1 mil mortos ao dia. 

O coronavírus, seguindo apenas os dados oficiais das autoridades, que são considerados por especialistas como subnotificados, já ultrapassou essa quantia. No dia primeiro, foram 4,6 mil mortes confirmadas. Já nesta quinta-feira, 2 de abril,  a marca oficial de mortos seria de cerca de cinco mil pessoas no mundo, um aumento de 20%, quando comparadas as mortes diárias por tuberculose. 

O coronavírus atingiu essa marca no dia em que o número de pessoas confirmadas com a doença passam de um milhão. Os mortos em todo o planeta passam de 50 mil. Se fosse considerada apenas a média diária do ano, até aqui, o número médio de mortes por coronavírus seria inferior ao de tuberculose, sendo pouco maior de 500 por dia. No entanto, autoridades acreditam que os números de óbitos por Covid-19 nos próximos dias só aumente.

No Brasil, já são mais de sete mil pessoas infectadas pela doença. No entanto, mais de 20 mil testes, segundo o portal de notícias G1, aguardam os resultados da doença.