Coronavírus: índice de letalidade no Brasil é três vezes menor que Itália

PUBLICIDADE

A pandemia de coronavírus tem assolado o mundo e preocupando cada vez mais a sociedade. A enfermidade que surgiu na China no final do ano passado se espalhou rapidamente por todos os países. Infelizmente, a situação é mais crítica em algumas localidades como a Itália e os Estados Unidos.

No Brasil, a taxa de letalidade da doença é três vezes menor em relação a que foi registrada na Itália, segundo levantamento realizado pelo portal de notícias R7 que usou como base os dados da Organização Mundial de Saúde. No dia 30 de março, o país apresentava 114 vítimas fatais e quase quatro mil casos de pessoas infectadas com a Covid-19.

De acordo com os dados, a cada cem pessoas que contraem a doenças, três morrem no país. Já na Itália, a situação é bem crítica registrando oficialmente quase 98 mil casos, com 10.781 mortes por causa do coronavírus, ou seja, a taxa de letalidade deles é de aproximadamente 11,03%.

O especialista no assunto, o infectologista Jean Gorinchteyn, explicou que essa diferença se deve principalmente pela quarentena que foi determinada no Brasil. “A gente tem dois aspectos fundamentais que explicam isso. Primeiro, tivemos a possibilidade de preparar as UTIs para receber essas pessoas e conseguimos atender prontamente, neste momento. A assistência de saúde, até agora, tem sido qualificada. E a capacidade de atender a essas pessoas tem a ver diretamente com o isolamento social”, disse o médico.

Ainda de acordo com o especialista, uma combinação de antibióticos com a cloroquina tem sido destaque no tratamento do novo coronavírus. Um outro detalhe que está a favor do Brasil seria a possibilidade de muitos serviços terem feito o protocolo experimental usando a azitromicina.

Apesar dos bons resultados, o especialista reforçou a questão de manter a quarentena, pois somente dessa forma os atendimentos prestados aos doentes vão continuar sendo feitos da melhor forma.