Rompimento de barragem em Minas Gerais: lama invade casas e população foge às pressas

PUBLICIDADE

Na tarde desta última segunda-feira (30), uma barragem de água se rompeu em Novo Cruzeiro, Minas Gerais. O município fica no Vale do Jequetinhonha, a 560 quilômetros da capital mineira. A água alagou uma grande área e chegou a carregar uma retroescavadeira que vinha realizando alguns serviços no local.

A Polícia Ambiental está no local avaliando o estrago causado e informou que, até agora, não foram registradas vítimas, porém, ao menos três residências foram atingidas e a lama tomou conta de tudo.

Os moradores precisaram sair correndo e ficaram distantes até o nível da água baixar. Quando finalmente puderam retornar para suas casas é que viram o grande prejuízo. Além de muita sujeira, a lama destruiu praticamente todos os móveis.

Marco Antônio de Oliveira Santos, tenente do Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente de Novo Cruzeiro, informou que no momento em que a barragem se rompeu, havia um homem trabalhando na manutenção da mesma.

Felizmente, o funcionário conseguiu escapar sem ferimentos e foi ouvido pelas autoridades que estão investigando o caso. O grande desafio agora é descobrir o que teria ocasionado o acidente e evitar que futuramente ocorra novamente.

O dono da propriedade não mora na região e ainda não foi localizado. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Teófilo Otoni foi enviado para o local, assim poderão ajudar as famílias atingidas e fazer uma avaliação de toda situação, além de cuidar da segurança de toda região, pois existe o risco de que mais lama acabe vazando.

As autoridades querem saber se os trabalhados estavam sendo realizados apenas para manutenção da barragem, ou se estavam ampliando a mesma sem ter a devida autorização.