Cuidado: vitamina D contra o coronavírus pode ser um dos maiores erros nessa quarentena

PUBLICIDADE

Desde que esta quarentena teve início, começaram a surgir mensagens nas redes sociais e em grupos de WhatsApp dizendo que vitamina D é uma das melhores alternativas para combater o novo coronavírus, pois deixaria a imunidade em alta.

Porém, fazer uso de vitamina D sem o acompanhamento de um profissional da saúde pode ser um grande risco. A falta deste nutriente em nosso organismo é prejudicial, mas o excesso também é, pois pode trazer uma série de problemas graves.

O excesso de vitamina D pode causar formação de cálculos renais, conhecidos como pedras nos rins, além de calcificação de tecidos, entre outros problemas. Quem apresenta excesso desta vitamina geralmente tem irritabilidade, prisão de ventre, fadiga e pode começar a perder peso.

É importante ressaltar que um estudo realizado pela Universidade de Turim, Itália, constatou que boa parte dos pacientes internados com Covid-19 apresentavam baixos níveis de vitamina D. Mas cientistas já alertaram que essa vitamina não impede a infecção pelo novo coronavírus, ela apenas pode ajudar a pessoa a enfrentar melhor a doença.

Hoje, há vários estudos tentando descobrir a relação entre vitamina D e o sistema imunológico. A Harvard Medical School realizou um estudo há 10 anos mostrando que a falta de vitamina D pode causar gripe e infecções no trato respiratório superior. Mas ainda é cedo para afirmar qual a importância dela contra o novo coronavírus.

Nesta quarentena, como as pessoas ficam mais tempo dentro de casa, a dica é não se acomodar e procurar fazer algum tipo de atividade física e logo no início da manhã ficar exposto ao sol por alguns poucos minutos.

E em caso de dúvida, sempre procurar ajuda de um médico, ao invés de ficar seguindo receitas compartilhadas na web, evitando assim, colocar a saúde em risco.