Ministério da Saúde recomenda suspensão de vacinação de rotina em crianças

PUBLICIDADE

As vacinas são extremamente importantes e ajudam na proteção do organismo contra doenças. Ela atua no corpo estimulando o sistema imunológico fazendo com que produza anticorpos, que são responsáveis para proteger o corpo da invasão de vírus e bactérias, principais agentes de enfermidades infecciosas. 

Ao longo da vida o ser humano vai tomando as vacinas adequadas para cada idade. Tudo para proteger o corpo e evitar doenças que podem até mesmo ser fatais. O sistema público de saúde possui um calendário de vacinação que devem ser seguidos pelos pais. Contudo, devido a pandemia do novo coronavírus alguns cuidados precisam ser observados.

Na manhã desta segunda-feira, 30 de março, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado através de sua rede social. Foi recomendado que a vacinação de rotina das crianças nos postos de saúde fique suspensa no Distrito Federal o dia 15 de abril. A medida faz com que os postos deixem de fazer a imunização, principalmente de crianças e adolescente em idade vacinal.

De acordo com o calendário nacional de vacinação, elas deveriam receber dose da polivalente, BCG e também contra hepatite A e B, por exemplo. Contudo, por causa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que está em sua primeira fase, teve início no dia 23 de março e vai até 15 de abril.

A recomendação imposta pelo Ministério tem o objetivo de evitar contato entre os idosos e as crianças, que podem acabar se contaminando por doenças respiratórias. A segunda fase da campanha vai imunizar os portadores de doenças crônicas, professores da rede privada e pública, trabalhadores das forças de segurança e salvamento.

Vale ressaltar que essa vacina não imuniza contra o novo coronavírus, porém pode facilitar o diagnóstico caso a pessoa seja infectada com a Covid-19, já que a imunização feita na campanha elimina a possibilidade de contágio por outros tipo de gripe.