in

Ministério da Saúde recomenda suspensão de vacinação de rotina em crianças

Divulgação/abril
Publicidade

As vacinas são extremamente importantes e ajudam na proteção do organismo contra doenças. Ela atua no corpo estimulando o sistema imunológico fazendo com que produza anticorpos, que são responsáveis para proteger o corpo da invasão de vírus e bactérias, principais agentes de enfermidades infecciosas. 

Ao longo da vida o ser humano vai tomando as vacinas adequadas para cada idade. Tudo para proteger o corpo e evitar doenças que podem até mesmo ser fatais. O sistema público de saúde possui um calendário de vacinação que devem ser seguidos pelos pais. Contudo, devido a pandemia do novo coronavírus alguns cuidados precisam ser observados.

Na manhã desta segunda-feira, 30 de março, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado através de sua rede social. Foi recomendado que a vacinação de rotina das crianças nos postos de saúde fique suspensa no Distrito Federal o dia 15 de abril. A medida faz com que os postos deixem de fazer a imunização, principalmente de crianças e adolescente em idade vacinal.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

De acordo com o calendário nacional de vacinação, elas deveriam receber dose da polivalente, BCG e também contra hepatite A e B, por exemplo. Contudo, por causa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que está em sua primeira fase, teve início no dia 23 de março e vai até 15 de abril.

A recomendação imposta pelo Ministério tem o objetivo de evitar contato entre os idosos e as crianças, que podem acabar se contaminando por doenças respiratórias. A segunda fase da campanha vai imunizar os portadores de doenças crônicas, professores da rede privada e pública, trabalhadores das forças de segurança e salvamento.

Vale ressaltar que essa vacina não imuniza contra o novo coronavírus, porém pode facilitar o diagnóstico caso a pessoa seja infectada com a Covid-19, já que a imunização feita na campanha elimina a possibilidade de contágio por outros tipo de gripe.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Shyrlene Souza

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.