9 perguntas que ninguém consegue responder sobre o novo coronavírus

PUBLICIDADE

Desde dezembro do ano passado que o mundo vem travando uma luta contra o novo coronavírus. Médicos, biólogos e pesquisadores de vários países estão se desdobrando para encontrar uma forma de combater este vírus, mas não é fácil.

Conheça 9 perguntas sobre o novo coronavírus que ainda estão sem resposta.

De onde veio: o chamado ‘paciente zero’ surgiu em Wuhan, na China, mas até hoje ninguém sabe como ele contraiu a doença. Uns acreditam que foi através do morcego, outros de algum peixe, mas nada foi confirmado oficialmente. Estudos apontam que o vírus possa ter indo de porcos, pangolins ou cobras, mas nenhuma evidência foi descoberta ainda.

Transmissão: já ficou claro que esse vírus é transmitido por gotículas, por isso é preciso não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz. Porém, ninguém sabe se a relação sexual também pode ser uma forma de transmissão da doença.

Infectar duas vezes: há casos de pessoas que foram infectadas novamente, mas isto vem sendo estudado e oficialmente não há como afirmar que haja uma reinfecção. Cientistas acreditam que as pessoas que contraíram o vírus pela segunda vez, na verdade não ficaram totalmente curadas e a doença retornou.

Segunda infecção: se for possível se infectar pela segunda vez, será que a doença é mais ou menos agressiva? Isso ninguém sabe ainda. Teoricamente o organismo teria uma resposta imune mais acentuada, o corpo estaria melhor preparado para a doença, mas não há como provar nada por enquanto.

Vírus no sapato: muitas pessoa estão tirando o sapato antes de entrarem em casa, com medo do vírus estar no solado. Porém, é mais provável que o vírus esteja na superfície do sapato e não no solado. É que ainda não ficou comprovado de que é possível transferir o vírus para outros locais quando se pisa em um local infectado.

Temperatura alta: outra teoria é a de que temperaturas mais altas ajudam a evitar o vírus, mas isso também não ficou comprovado ainda. Pesquisadores não sabem como o novo coronavírus reage sob diferentes temperaturas.

Superfície: já foi dito que este é um vírus que resiste por horas ou dias em superfícies diferentes, mas não ficou definido o tempo certo. Por isso a dica é sempre limpar tudo com desinfetante.

Jovens: os idosos precisam tomar cuidados redobrados, mas os jovens também estão correndo risco. Ninguém sabe porque uns pacientes passam pela doença com tranquilidade e outros precisam ser hospitalizados.

A cura: e esta é a principal pergunta a ser respondida, qual será a cura para a Covid-19. Uns apontam a cloroquina, mas ela não representa a cura, apenas ajuda no tratamento. Falar em ‘cura da Covid-19’ por enquanto é apenas um desejo do mundo todo.