Em meio ao coronavírus, casos de dengue crescem no Brasil e preocupam

PUBLICIDADE

O Brasil luta contra o tempo para controlar a pandemia provocada pelo novo coronavírus, antes que a situação possa causar um colapso no sistema de saúde do país, como é o caso ocorrido na Itália. Apesar dos esforços dos profissionais da área da saúde entorno da causa, uma nova preocupação vem assolando as autoridades: o aumento repentino nos casos de dengue.

No Distrito Federal, um balanço divulgado pela Secretaria de Saúde aponta para ao menos 12.132 ocorrências prováveis, do início do ano até o último dia 14 de março. Em comparação ao mesmo período verificado no ano passado, o aumento é de 104%, de acordo com Edgar Rodrigues, diretor de Vigilância Ambiental.

No caso do Distrito Federal, o diretor acredita que o grande aumento se dê por conta de pacientes de cidades do entorno que procuram tratamento na região. Fora isso, contribuem para o aumento nos casos de dengue os níveis elevados de chuvas verificados em 2020, além do lixo desordenado espalhado pelas cidades.

“Vaso sanitário, caixa d’água. Tudo isso, quando tem muita chuva, é bastante complicado”, conta Edgar Rodrigues. O profissional reitera que os cuidados contra o Aedes aegypti devem começar dentro de casa. Neste caso, é fundamental se desfazer dos ambientes que possam ser locais propícios para que o mosquito deposite os seus ovos.

Outro problema do ponto de vista da saúde é o temor que a população enfrenta por conta do novo coronavírus. Edgar recorda que muitos dos pacientes, ao serem diagnosticados com a dengue, voltam para casa sem receber os devidos cuidados, diante do temor de contrair a Covid-19.