in

Em meio ao coronavírus, casos de dengue crescem no Brasil e preocupam

Divulgação/Prensa Latina
Publicidade

O Brasil luta contra o tempo para controlar a pandemia provocada pelo novo coronavírus, antes que a situação possa causar um colapso no sistema de saúde do país, como é o caso ocorrido na Itália. Apesar dos esforços dos profissionais da área da saúde entorno da causa, uma nova preocupação vem assolando as autoridades: o aumento repentino nos casos de dengue.

No Distrito Federal, um balanço divulgado pela Secretaria de Saúde aponta para ao menos 12.132 ocorrências prováveis, do início do ano até o último dia 14 de março. Em comparação ao mesmo período verificado no ano passado, o aumento é de 104%, de acordo com Edgar Rodrigues, diretor de Vigilância Ambiental.

No caso do Distrito Federal, o diretor acredita que o grande aumento se dê por conta de pacientes de cidades do entorno que procuram tratamento na região. Fora isso, contribuem para o aumento nos casos de dengue os níveis elevados de chuvas verificados em 2020, além do lixo desordenado espalhado pelas cidades.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

“Vaso sanitário, caixa d’água. Tudo isso, quando tem muita chuva, é bastante complicado”, conta Edgar Rodrigues. O profissional reitera que os cuidados contra o Aedes aegypti devem começar dentro de casa. Neste caso, é fundamental se desfazer dos ambientes que possam ser locais propícios para que o mosquito deposite os seus ovos.

Outro problema do ponto de vista da saúde é o temor que a população enfrenta por conta do novo coronavírus. Edgar recorda que muitos dos pacientes, ao serem diagnosticados com a dengue, voltam para casa sem receber os devidos cuidados, diante do temor de contrair a Covid-19.

Publicidade
Publicidade
Henrique Furtado

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: [email protected]