9 alimentos especiais para ajudar a limpar as artérias e controlar a pressão arterial

PUBLICIDADE

A pressão alta é um problema de saúde que precisa ser levado a sério pelos portadores da doença. A pressão descontrolada pode provocar graves danos à saúde ou até mesmo levar o indivíduo à morte. Em muitos casos, a doença é silenciosa, ou seja, assintomática. A pessoa pode estar com hipertensão e sequer saber.

Por esse motivo, é importante medir a pressão com regularidade. Controlar o problema é importante para evitar problemas como infarto ou AVC – Acidente Vascular Cerebral. A melhor forma de manter a regularidade da pressão arterial é ter uma dieta saudável, pobre em alimentos gordurosos e rica em potássio.

Portanto, se você é hipertenso ou mesmo quer evitar esse problema, esse artigo vai elencar alimentos especiais que atuam no organismo ajudando a controlar a pressão.

Peixe

O peixe é um alimento saboroso e riquíssimo em ômega 3, que é uma ácido graxo natural. Por isso, procure incluir essa proteína em sua dieta com regularidade. Alguns acham caro, mas existe opções mais em conta como a sardinha.

Azeite

O azeite de oliva extravirgem é uma ótima fonte de ácidos graxos, sendo mais saudável do que qualquer outro tipo de óleo. Pode se usado em saladas ou na preparação de proteínas como carne e peixe.

Grãos

Riquíssimos em fibra, os grãos ajudam a melhorar a elasticidade dos vasos de sangue, ajudando desta maneira a prevenir a pressão alta, além de ser um excelente aliado no controle do colesterol.

Aveia

Importante fonte de fibras, ela atua no organismo ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e pressão alta. Pode ser consumida de várias formas, em frutas e no preparo de alimentos.

Frutas secas

As frutas secas e nozes são fontes de ácidos graxos e têm benefícios incríveis para o corpo. Também ajudam a controlar o nível de colesterol. É uma boa opção para um lanchinho na parte da tarde.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são muito apreciadas pela maioria das pessoas, inclusive costuma ser usada em vários preparos na cozinha. No entanto, a melhor forma de conseguir seus benefícios é comendo a fruta natural, sem nenhum aditivo. Além de controlar a hipertensão, também melhora a glicose no sangue.

Suco de beterraba

Estudiosos concluíram que o suco da beterraba é excelente para ajudar no controle da pressão. Para ficar mais saboroso misture laranja e maçã no preparo do suco.

Legumes

Os legumes são fontes importantíssimas de fibras, minerais vitaminas e ajudam a dar energia ao corpo. Portanto, procure comer vegetais em todas as refeições diárias.

Folhas verdes

As folhas verdes são ótimas para a saúde do corpo, sendo fontes de oxigênio, algo muito bom para o cérebro. Existem várias opções como a couve, acelga, brócolis e repolho.

Para um melhor controle da pressão procure evitar alimentos ricos em sal, ou seja, produtos industrializados como os enlatados e refrigerantes são grande vilões para quem sofre com o problema. Se você é hipertenso procure fazer o controle com seu médico de confiança de maneira regular.