Salsa: conheça as propriedades medicinais, os benefícios e as contraindicações do seu uso

PUBLICIDADE

Saborosa e de aroma marcante, a salsa é uma das ervas mais apreciadas na culinária. O que muitas pessoas não sabem é que a salsinha tem vários benefícios para o organismo. Graças ao aroma, mastigar a folhinhas dessa planta durante o dia é uma ótima aliada para ajudar a combater o mal hálito.

Se você estiver passando perrengue com dores provocadas por alguma torção ou pancada, a salsa também tem propriedade anestésica e ajuda a melhorar esse tipo de incômodo de maneira rápida e eficiente. As mulheres que estão passando pela menopausa costuma sofrer bastante com alguns sintomas desconfortáveis e a salsa pode ajudar a aliviar esse difícil processo.

Uma outra propriedade interessante da erva é que ela é afrodisíaca. Além disso atua eliminando toxinas e auxiliando no processo de perda de peso. A plantinha é rica em vários nutrientes, como a lisina, Vitamina C, vitamina A, vitamina E, flavonoides, cálcio, ferro e fósforo.

Contudo, a erva também tem alguns efeitos colaterais que precisam ser observados. A ingestão em grande quantidade pode ter efeitos como sangramento e pode potencializar os efeitos da varfarina, que é um medicamento anticoagulante. As gestantes devem evitar o consumo, pois pode ocasionar contração uterina e sangramento.

Pessoas que tenham sensibilidade a erva pode apresentar um quadro alérgico e até mesmo problemas no estômago. Se esse for o seu caso, é melhor evitar a ingestão. A planta é excelente no preparo de alimentos, mas deve ser usada com cautela para evitar transtornos. o excesso pode provocar insuficiência renal, intoxicação, sangramento nasal e até perda de peso excessiva.