Flávio Bolsonaro espalha conteúdo falso sobre cura do coronavírus e é desmascarado

PUBLICIDADE

O senador e filho do presidente da República, Flávio Bolsonaro, que andava evitando exposição desde que começou a ser investigado, decidiu quebrar o silencio desde a semana passada. Desta vez, ele compartilhou uma notícia falsa em que afirma que quatro pacientes de São Paulo foram curados do coronavirus, graças ao uso de hidroxicloroquina. Na imagem que ilustrava a matéria, usou a foto não autorizada de um senhor em um hospital de Porto Alegre, ao lado da filha, enquanto tratava um enfisema pulmonar em julho de 2019.

A filha do paciente da foto, Mariana, logo que soube do uso ilegal da imagem de seu pai em uma notícia falsa, entrou em contato com o senador pelas redes sociais e site que publicou a notícia, pedindo a remoção da imagem, mas eles não responderam aos questionamentos, entretanto, após a polêmica, a foto foi alterada, mas a notícia falsa continua no ar.

Em reportagem do UOL, ela revelou que embora a notícia fale de pacientes de São Paulo, o pai é de Porto Alegre. Em julho de 2019 ele ficou internado para tratar um enfisema pulmonar e a RBS, filiada à TV Globo, fez uma reportagem para falar sobre as UTIs humanizadas, e por isso eles foram fotografados. Quase um ano mais tarde, a imagem passou a ser usada de forma ilegal e amplamente divulgada no Instagram do senador.

O uso de hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus ainda está em fase de estudos e não há, por enquanto, nenhuma confirmação cientifica de que a sustância seja mesmo eficaz contra a Covid-19. Os estudos seguem até que se cheguem a uma conclusão. Há pacientes sendo tratados com hidroxicloroquina justamente para se analisar a eficácia do medicamento em diferentes casos.

O UOL entrou em contato com o senador, mas ele não respondeu. A família Bolsonaro ainda não se manifestou sobre o caso. Não é a primeira vez que um dos filhos do presidente espalham notícias falsas nas redes sociais. Vale salientar que a Constituição Federal garante que o direito a imagem é inviolável.