Caos na saúde: hospitais de SP anunciam mais de 2 mil vagas, mas faltam candidatos

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde chegou a prever há algumas semanas que se nada fosse feito para conter o coronavírus, a saúde do Brasil entraria em colapso até o final de abril, pois não haveria vagas em hospitais públicos e privados para atender todos os infectados ou com suspeitas de terem sido infectados.

Por conta disso, vários hospitais estão correndo contra o tempo para contratar mais enfermeiros, médicos e outros profissionais para seus hospitais de campanha, que são as unidades emergenciais que vão funcionar apenas durante a pandemia, com encerramento previsto para maio ou junho.

Esse é o caso do Albert Einstein, principal hospital particular de São Paulo, que está oferecendo vagas para diferentes cargos para trabalhar no hospital de campanha do Pacaembu. São quase 1.500 vagas só para o hospital do Estádio do Pacaembu, mais 700 para a unidade do Morumbi e 195 para as unidades de saúde e hospitais que o Einstein administra para a prefeitura.

A Santa Helena de São Bernardo do Campo e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz também buscam profissionais com urgência para atender a alta demanda de pacientes em meio a pandemia. Além dos casos de suspeita e confirmação da doença, também há os milhares de outros casos de doenças e acidentes que as unidades já atendem todos os dias.

O A.C. Camargo Cancer Center busca 130 profissionais com urgência. Grande parte dos hospitais também estão com funcionários afastados por suspeita ou confirmação de contagio, bem como há os casos de afastamento por serem do grupo de risco, bem como gestantes e mães de recém-nascidos. Só no Hospital Sírio-Libanês já são 40 funcionários ausentes do trabalho pelos mesmos motivo.

O Ministério da Saúde decidiu adiantar formatura de médicos e enfermeiros e estima-se que cerca de 70 mil novos profissionais estejam disponíveis para atuar no combate ao coronavírus entre abril e junho.