Ingerir água com limão pode provocar sérios danos aos dentes

PUBLICIDADE

Muitas pessoas apreciam tomar água com limão. Inclusive, tem pessoas que acreditam que a bebida ajuda no processo de perda de peso. O que muitos desconhecem é que a ingestão pode provocar danos à dentição.

Uma equipe de pesquisadores da universidade King’s College, que fica localizada em Londres, Reino Unido, chegou à conclusão que o consumo de bebidas ácidas entre as refeições saboreadas por muito tempo pode elevar o risco de erosão nos dentes. A pesquisa apresentada analisou a dieta de 300 pessoas que sofriam com problemas de erosão severa nos dentes.

Não é somente a água com limão que pode ocasionar o problema: sucos, bebidas light, chás de fruta, com açúcar e águas aromatizadas são líquidos ácidos que ajudam no processo de corrosão dentária, apontou o estudo. A situação pode ficar ainda mais grave se o indivíduo ficar saboreando o líquido por muito tempo antes de engolir.

No entanto, outra bebida muito apreciada merece atenção. O refrigerante sem adição de açúcar é quase tão erosivo quanto os que têm açúcar em sua composição, revelou os pesquisadores. O vinagre e as conservas também podem provocar o mesmo tipo de problema. “Se demora mais de cinco minutos para ingerir uma destas bebidas, por exemplo, ou se ‘brinca’ com a fruta nos dentes antes de engoli-la, poderá realmente deteriorá-los”, explicou uma das autoras da pesquisa.

Os pesquisadores ainda descobriram que a pessoa que bebe água com uma rodelinha de limão ou chá de fruta entre as refeições tem a probabilidade de ter erosão nos dentes aumentada em até 11 vezes. De acordo com a pesquisa, esse número pode cair pela metade quando a bebida for ingerida durante a refeição.

A erosão nos dentes é uma das principais causas de danos relacionados a dentição em qualquer faixa etária. Se você aprecia esse tipo de bebida e quer evitar problemas dentários é melhor parar de tomar ou reduzir a ingestão ao máximo para poder manter a saúde dos dentes.