Pandemia do coronavírus afeta o WhatsApp e poderá atingir milhões de usuários

PUBLICIDADE

A chegada do novo coronavírus mudou drasticamente a vida dos brasileiros, as autoridades continuam pedindo para que todos fiquem em casa e com isso aumentou o número de usuários ativos no WhatsApp. São pessoas que ficam boa parte do dia e também da noite, conversando com os amigos, familiares, participando de grupos e compartilhando imagens e vídeos sobre o novo coronavírus.

Os usuários compartilham dicas, informações, orações, notícias e tudo mais que encontram sobre a pandemia que segue assolando o país. O WhatsApp já começou a ser afetado e sentiu o peso de tantos usuários online ao mesmo tempo, por isso decidiu reduzir a duração dos vídeos efêmeros compartilhados no Status em seu maior mercado, que é a Índia.

Essa medida poderá ser levada para outros lugares, inclusive o Brasil, tudo dependerá do avançou ou não da pandemia. Na Índia serão permitidos vídeos de no máximo 15 segundos, assim é possível reduzir o tráfego para melhorar o trabalho dos servidores.

A Índia está com uma população de 1,2 bilhão de pessoas em quarentena, e com isso o WhatsApp por lá acabará ficando sobrecarregado. O Facebook, que é dono do WhatsApp, também está com algumas ações semelhantes, a empresa até já reduziu a qualidade dos vídeos compartilhados na rede social e no Instagram.

Globoplay, YouTube, Netflix e Prime Vídeo são empresas que também estão limitando a qualidade de conteúdo de seus serviços de streaming de vídeo para não congestionar suas redes.

Vale lembrar que boa parte de compartilhamento no WhatsApp são fake news, por isso cada um deve fazer sua parte e verificar bem antes de repassar uma informação, pois isto é um problema muito sério em um momento grave como o de agora.