Entenda o motivo da água e o sabão prevenirem a Covid-19 e outros vírus

PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus está causando grande preocupação no mundo inteiro. Infelizmente, o número de vítimas fatais aumenta a cada dia; já são mais de 30 mil pessoas no mundo inteiro. Já no Brasil, as mortes somam 136 e o número de infectados com a Covid-19 já ultrapassou quatro mil (dados do dia 29/03/2020).

Para tentar conter a pandemia que vêm ceifado vidas, a OMS – Organização Mundial de Saúde – orientou que os países adotassem o isolamento social. A medida serve para evitar que a doença continue se propagando com tanta rapidez. Os profissionais de saúde também pedem que os idosos e pessoas que possuem doenças crônicas tentem prevenir a enfermidade, mantendo os cuidados básicos para evitar o contágio.

Essas pessoas são mais suscetíveis a ter complicações, caso contraiam o novo coronavírus. As medidas de prevenção basicamente são cuidados de higiene, principalmente das mãos. Lavar as mãos com água e sabão ou fazer a desinfecção com álcool gel.

Mas, como algo tão simples como sabão e água pode ser tão eficiente no combate ao vírus? Esse é o questionamento que muitas pessoas tem feito. Um artigo publicado pela CNN explicou como isso é possível. Se olhar o vírus através de um microscópio, é possível verificar que o coronavírus parece coberto com pináculos pontiagudos, como uma espécie de coroa (aliás o nome se deve a esse detalhe).

Sob a coroa do microrganismo existe uma camada externa do vírus que é composta basicamente de gordura ou lipídios. Da mesma forma que ocorre com alimentos gordurosos e com a louça, por exemplo, a água sozinha não é capaz de retirar toda gordura. Para fazer uma limpeza eficiente é necessário lavar o prato usando sabão para conseguir dissolver essa gordura.

Por isso, o sabão ou o álcool gel são tão eficientes na dissolução do revestimento líquido do vírus. Quando se retira essa camada externa, o vírus fica inativo fisicamente, impedindo que consiga entrar em células humanas.