Animação criativa mostra como o novo coronavírus pode chegar até você

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus assola o mundo todo. Os especialistas já haviam alertado a população que a doença tem um altíssimo potencial de transmissão. Por isso, ela tem se disseminado tão rapidamente em todos os países. Numa tentativa de conter o surto da enfermidade que tem feitos um grande número de vítimas, a OMS – Organização Mundial de Saúde orientou que a população fosse colada em quarentena.

O isolamento social foi a melhor forma adotada pela maioria dos países para tentar minimizar os efeitos do novo coronavírus e evitar uma tragédia ainda maior. A verdade é que a maioria das pessoas não entende que uma atitude tão simples pode ter uma enorme contribuição para evitar o aumento do número de pessoas infectadas.

Maya Adam, diretora e professora do Departamento de Educação em Saúde, do Centro de Inovação em Saúde Global de Stanford, nos Estados Unidos, teve a ideia de fazer uma animação para mostro como o novo coronavírus pode ser transmitido e também as maneiras de se prevenir a doença.

Segundo a professora, o objetivo era explorar formatos diferenciados de comunicação para pode atingir o mundo todo, sem precisar fazer qualquer adaptação.  “O vídeo tem como objetivo principal alcançar aqueles que ainda não entendem a importância de sua própria responsabilidade social na prevenção da propagação do vírus. Pessoas jovens e saudáveis são, muitas vezes, mais resistentes em ouvir as mensagens da saúde pública e não veem as implicações imediatas de suas ações”, explicou durante uma entrevista concedida a um site local.

Maya contou que o principal desafio na produção do vídeo foi mostrar as recomendações sem precisar usar palavras. Para atingir esse objetivo, ela contou com a ajuda de Nic Smal, um animador sul-africano. O profissional conseguiu encontrar soluções criativas para conseguir transmitir de forma clara e objetiva a informação ao público.