‘Fim do mundo começa este ano’, revela previsão feita por um renomado instituto de tecnologia

PUBLICIDADE

Um computador do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, previu como seria o futuro da humanidade nos próximos 100 anos e o cenário era catastrófico, pois mostrava o planeta sendo devastado.

Isso foi no início da década de 70 e um apresentador de uma rede britânica afirmou que era preciso fazer algo urgente, do contrário a humanidade estaria com os dias contados.

Para chegar a esta conclusão sobre o ‘fim do mundo’, foram usadas diversas variáveis, levando em conta o crescimento mundial e os recursos limitados do planeta. Também foi utilizado um trabalho de Jay Forrester, que era um engenheiro de computação do MIT.

E foi com este estudo que teve início a pesquisa The Limits to Growth, um livro ambiental que bateu recorde de vendas. Ele traz um gráfico mostrando as análises feitas no decorrer dos anos sobre o crescimento da população, qualidade de vida, os recursos naturais e a poluição que continua aumentando.

Esse estudo apontou que a qualidade de vida cresceria somente até 1940 e que depois disso começaria a cair. Outro dado importante apontado pela pesquisa é que enquanto a poluição ia aumentando sem parar, os recursos naturais iam caindo.

O aviso dado no início da década de 70 é que a partir de 2020 começaria a pior parte e depois disso seria quase impossível reverter a situação.

A pandemia do coronavírus está matando pessoas e destruindo a economia de vários países. Quando ela passar, o planeta estará ainda mais arrasado, com mais pessoas na linha de pobreza e será preciso um grande esforço para tentar melhorar este cenário.