Estas são as doenças de verão mais comuns que acometem os bebês

PUBLICIDADE

Geralmente, as mamães têm uma preocupação grande com os pequenos na época mais fria do ano, o inverno. O número de doenças respiratórias aumentam bastante neste período. O ar mais seco, a chuva escassa e ambientes fechados auxiliam na elevação de casos de enfermidade respiratórias. 

No entanto, algumas doenças estão associadas a estação mais quente do ano e também precisam de atenção dos pais e responsáveis, pois podem provocar danos à saúde dos pequenos. Dessa maneira, é extremamente importante ter atenção aos primeiros sintomas para poder prevenir e tratar adequadamente o problema.

Confira abaixo algumas dessas doenças mais comuns em crianças que acontecem quando a estação está mais quente.

Conjuntivite

São quatro tipos de conjuntivite, existe a proveniente de bactéria, vírus, alérgica e a provocada por queimadura do sol. Todas têm sintomas semelhantes como inflamação nos olhos, vermelhidão, em algumas situações os olhos podem secretar pus. A qualquer indício da enfermidade é importante buscar ajuda profissional.

Desidratação

É importante ressaltar que os pequenos têm facilidade de desidratar com mais facilidade. Ingestão baixa de líquido, suor excessivo, diarreia e vômito podem contribuir para um quadro de desidratação. Para tentar prevenir o problema é importante sempre deixar a criança com roupas leves e de preferencia cores mais claras. Além disso, o ideal é usar peças 100% algodão.

A criança desidrata, fica com a boca e mucosas mais secas, sente sede, olhos fundos e demoram mais tempo para urinar. Saber os sinais é importante e no caso de dúvida procure ajuda do pediatra.

Otite

Esse tipo de infecção é provocada por fungos e bactérias. A infecção no ouvido costuma ocorrer com maior frequência no verão, pois é quando os pequenos têm mais contato com água. O tratamento precisa ser prescrito por um profissional.

Gastroenterite

Acontece quando o tubo digestivo fica irritado com frequência. Um dos principais sintomas da doença é a diarreia, que pode acabar levando a desidratação. É importante ter atenção com a alimentação, que deve sempre estar bem higienizada.