Imagens inéditas mostram evolução do coronavírus em pulmões; antes e depois impressiona

PUBLICIDADE

A CNN conseguiu ter acesso a duas imagens de tomografia que mostram os pulmões de uma mulher de 70 anos, vítima do novo coronavírus. As imagens foram feitas em um espaço de dois dias e mostram a evolução do vírus em um curto espaço de tempo.

No segundo exame, da imagem abaixo, é possível conferir vários espaços esbranquiçados nos pulmões e isto são inflamações causadas justamente pelo novo coronavírus. O mais assustador é a forma como ele se multiplica de forma rápida e em pouco tempo toma conta de quase todo órgão.

De acordo com o diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Jr., o termo técnico usado para casos como este mostrado na imagem abaixo é ‘vidro fosco’, que é quando ocorre o acúmulo de líquido nos pulmões do paciente.

A porta de entrada deste novo coronavírus é pelas vias aéreas superiores, ou seja: nariz, boca e também os olhos. Por isso a pessoa infectada geralmente sente coriza e dor de garganta. A maioria dos pacientes fica só nisso, mas alguns acabam tendo o quadro agravado.

Isso ocorre quando o coronavírus avança e chega à traqueia, brônquios e alvéolos, que são estruturas pequenas no pulmão, responsáveis por levar oxigênio à corrente sanguínea. Se o quadro ficar mais grave, aí há insuficiência respiratória porque ocorre um acúmulo de líquido nos alvéolos, onde deveria haver ar.

Se uma pequena parte do pulmão é afetada, aí o quadro é mais leve, no entanto, há casos graves onde os dois pulmões ficam quase que completamente comprometidos. Por isso é importante procurar ajuda médica assim que começa a apresentar dificuldade respiratória.