O coronavírus permanece no ar? Fica por dias na superfície? Esclareça todas as dúvidas

PUBLICIDADE

As autoridades estão pedindo que todos fiquem em casa, evitem aglomerações quando precisarem sair e mantenham tudo sempre higienizado. Isso significa que não basta apenas varrer a casa e manter as coisas em ordem, é preciso usar álcool gel, desinfetante ou água sanitária para acabar com o inimigo invisível, ou seja, o novo coronavírus.

Apesar desse, ser o assunto mais falado do momento, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o novo coronavírus, por exemplo, se ele consegue permanecer no ar por até 3 horas. Isso é verdade, inclusive um estudo divulgado na semana passada por cientistas dos Estados Unidos mostra que conseguiram identificar esse vírus no ar por até 3 horas.

Ainda é preciso mais estudos sobre a possibilidade de se infectar ao respirar o ar com o novo coronavírus, mas como existe o risco, o ideal é se proteger ao máximo, evitando sair.

Outra informação importante é que este vírus consegue ficar em superfícies como o plástico e o aço inoxidável por até 3 dias. Por isso é tão importante não levar as mãos ao rosto quando saímos à rua, e quando retornamos para casa é preciso lavar as mãos muito bem com bastante água e sabão.

Os serviços por delivery cresceram muitos nos últimos dias, por isso é importante ficar atento com tudo que recebe, porque as embalagens dos produtos podem estar contaminados e devem ser higienizados um a um, inclusive latas de cerveja e refrigerante.

Produtos adquiridos em supermercados também precisam passar por um processo rigoroso de limpeza, por exemplo, as frutas, verduras e legumes devem ser higienizada com água e sabão. Também é indicado preparar uma solução com 1 litro de água com 1 colher de água sanitária e deixar esses alimentos de molho por 15 minutos.