Reino Unido anuncia que seu primeiro-ministro está infectado com o coronavírus

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (27), o governo do Reino Unido divulgou uma nota confirmando que o primeiro-ministro, Boris Johnson, de 55 anos foi infectado pela Covid.-19. Segundo informações de um porta-voz do governo, os sintomas ainda são leves e começaram a aparecer na última quarta-feira (26).

O primeiro-ministro foi testado por uma equipe de saúde do NHS (o sistema público de saúde britânico), seguindo a recomendação da autoridade médica do governo, Chris Whitty. Além de Johnson, o ministro da Saúde, Matt Hancock, também testou positivo para a Covid-19.

Na família real, também há motivos de preocupação. O príncipe Charles, filhos da rainha Elizabeth II e herdeiro do trono, com 71 anos, também foi infectado. Relatórios médicos da Casa de Clarence (o palácio onde ele vive) indicam que seus sintomas são leves e ele deve continuar trabalhando de casa.

Eles engrossam os números de infectados no Reino Unido, que registrou o maior aumento no número de casos em apenas 24 horas, com 273 confirmações. O governo já testou 23 mil pessoas na Grã-Bretanha e o número deve continuar se intensificando nos próximos dias.

O governo também planeja intensificar medidas de quarentena. Até então eles vinham usando o modelo de mitigação e “imunização de rebanho”, o que em teoria ajudaria a aumentar a resistência da população contra a doença.

Porém, com o último modelo matemático do Imperial College de Londres e a previsão sombria da capacidade da proliferação do vírus e seu impacto sobre o sistema de saúde, governo está finalmente adotando medidas mais restritivas de isolamento e distanciamento social.