OMS divulga notícia sobre vacina contra coronavírus

PUBLICIDADE

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, deu uma entrevista coletiva nesta sexta-feira, 27 de março, e deu esperanças para a população em geral.

A OMS é a responsável pelas medidas de quarentena, tomadas pela maioria dos países no mundo. Em um pronunciamento oficial, o diretor-geral da organização anunciou que, por mais que demore, poderá ter uma vacina para combater o novo coronavírus, que causa a doença Covid-19.

A vacina ainda deve precisar de pelo menos 18 meses. Enquanto isso, reconhecemos que há uma necessidade urgente de alternativa terapêutica para tratar pacientes e salvar vidas“, disse Tedros Ghehbreyesus.

O diretor-geral da OMS, no entanto, pede para que todos colaborem com a luta contra o coronavírus. “Precisamos manter a calma, permanecer unidos e trabalhar juntos“, completou Tedros.

O objetivo da OMS é testar a maior eficácia entre quatro medicamentos diferentes utilizados contra o novo coronavírus. A diretora-técnica da OMS, Maria van Kerkhove, afirmou que “há mais de uma dúzia de países” estudando o desenvolvimento de uma nova vacina e remédios que combatem a Covid-19 em infectados.

O discurso do diretor-geral da OMS acalma os ânimos da população em relação a ansiedade por uma vacina para combater o novo coronavírus. Por mais que a OMS dê esperanças de que a vacina poderá existir, o prazo é para daqui um ano e meio, portanto a única forma eficiente de combater o vírus, no momento, é a quarentena.

Evitando o contágio, países podem reduzir os números de mortes e, assim, combaterem a letalidade do vírus. As maiores vítimas da Covid-19, até o momento, são idosos e portadores de doenças crônicas.

Entretanto, há relatos de pessoas sem histórico de doenças e jovens que acabaram ficando em estado grave ou falecendo em decorrência da Covid-19. A OMS segue com as recomendações para que todos fiquem em casa e evitem a disseminação do vírus.