O que está sendo feito com os corpos dos brasileiros que estão morrendo por coronavírus

PUBLICIDADE

No primeiro mês da pandemia causada pelo novo coronavírus no Brasil já foram registrados milhares de casos confirmados e estes números deverão disparar nos próximos dias. As mortes pela Covid-19 já passam de 70 e há muitos óbitos sendo pesquisados para descobrir a causa.

O que muita gente não sabe é o que acontece com os corpos destes mortos que foram infectados pelo coronavírus. O Ministério da Saúde divulgou todas as normas que devem ser seguidas nestes casos, tanto para o manejo dos corpos como também as precauções que devem ser tomadas.

A contaminação é possível no contato com os corpos dos falecidos, por isso é preciso tomar muito cuidado. O Ministério chega a recomendar que todo profissional de saúde tome as providências para que todas as precauções sejam tomadas no manejo desses corpos infectados.

Os profissionais de saúde devem usar EPIs, entre eles os óculos de proteção, gorro, protetor facial, avental, entre outros. Um único familiar deverá fazer o reconhecimento do corpo e, mesmo assim, precisará ficar a pelo menos dois metros do corpo e em nenhum momento poderá tocá-lo. Há casos em que o reconhecimento só poderá ser feito através de fotos.

O corpo do falecido ficará em um saco impermeável para evitar vazamento de líquidos, além de um saco externo e um lençol. O funcionário da funerária deve colocar o corpo em um local refrigerado e devidamente informado que é para falecidos decorrentes da Covid-19. A urna deverá ser lacrada e só então liberada para a família, não sendo mais aberta.

O transporte precisa avisar que trata-se de um paciente vítima da Covid-19, mas não precisa ser um veículo especial e o motorista não precisa usar EPIs, porém, não poderão ter contato com o corpo.

Caso a pessoa morra em casa, o corpo só pode ser retirado pela equipe de saúde, que estará usando os EPIs. Vale lembrar que não são recomendados os velórios e funerais para casos suspeitos de Covid-19, já que aconteceria uma aglomeração de pessoas em um local fechado.