Médicos revelam toda verdade sobre atender pacientes com coronavírus: ‘Estamos apavorados’

PUBLICIDADE

Os brasileiros devem ficar em casa por causa do novo coronavírus, porém, os profissionais de saúde fazem justamente o contrário, eles estão na linha de frente salvando as vidas daqueles que foram infectados pelo vírus e enfrentam outros males. Os atendimentos nos hospitais seguem em alta 24 horas por dia, exigindo ainda mais de médicos, enfermeiros, técnicos e toda equipe.

Mas, por causa desta pandemia, médicos na linha de frente estão enfrentando novos desafios e situações dramáticas, pois já faltam equipamentos e os exames demoram a ter o resultado informado.

A BBC News Brasil conversou com profissionais da área de saúde de três estados para saber como eles estão enfrentando a situação, e os depoimentos são de cortar o coração. Os médicos revelaram que os pacientes infectados pelo novo coronavírus estão se multiplicando em uma velocidade altíssima e isto complica ainda mais o atendimento.

Faltam equipamentos de proteção e isto aumenta o risco de infecção, aumentando o estresse dos profissionais na linha de frente. Uma médica revelou que todos trabalham ‘apavorados’. Há locais onde os funcionários estão se unindo para comprarem equipamentos de proteção individual, já que os órgãos públicos não enviam.

“Há diretores do hospital que, na falta dos equipamentos, tentam justificar para a equipe que eles não são necessários. Dizem que as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o uso de EPI são exageradas”, denunciou um profissional da saúde.

Aumentam os problemas nos hospitais e na mesma velocidade aumenta os pacientes com covid-19, por isso a recomendação é de que as pessoas fiquem em casa para tentar reduzir o número de infectados.