Alerta: milhões de pessoas deverão morrer por causa do novo coronavírus, diz diretor-geral da OMS

PUBLICIDADE

Nesta última quinta-feira (26), a OMS – Organização Mundial de Saúde, revelou que só nos últimos dois dias foram mais de 100 mil novos casos de coronavírus, sendo que ao todo já são mais de meio milhão de pessoas infectadas no mundo todo e esse número cresce a cada dia.

A OMS já divulgou um balanço mostrando que a pandemia está acelerando, pois os 100 mil primeiros casos foram registrados em 67 dias, mas depois atingiu 200 mil casos em apenas 11 dias. Depois, bastaram quatro dias para esta marca chegar a 300 mil. Atualmente são mais de meio milhão de contaminados e a expectativa é que os casos continuem aumentando.

A pandemia da Covid-19 está se acelerando a uma taxa exponencial. Sem ação agressiva em todos os países, milhões poderão morrer“, alertou Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS através de uma postagem nas redes sociais.

Tedros também contou que essa pandemia é uma guerra que poderá separar os países, as pessoas, porém, há como reverter este quadro e seria com a ajuda de todos, cada um fazendo sua parte.

A Universidade Johns Hopkins tem feito um monitoramento da situação e informou que até na tarde de ontem 510.108 pessoas já testaram positivo para a covid-19, além dos milhares já falecidos em decorrência da doença.

As boas notícias não são tão animadoras, por exemplo, vários países estão desenvolvendo uma vacina, mas ela só ficará disponível para a população dentro de alguns meses.

Outra boa notícia é que ficando dentro de casa é possível evitar muitas mortes porque haverá leitos para os pacientes em caso grave, o problema é que boa parte das pessoas não estão seguindo esta orientação.