Governo poderá cortar 25% no salário de trabalhadores pra compensar gastos com coronavírus

PUBLICIDADE

A pandemia causada pelo novo coronavírus continua fazendo milhares de vítimas diariamente no mundo todo e o Brasil já está sentindo os efeitos em sua economia. Com milhões de trabalhadores em casa, muitas empresas já dão como certas as demissões muito em breve, sendo que muitas irão decretar falência.

O governo brasileiro vem trabalhando em uma PEC – Proposta de Emenda à Constituição, prevendo uma redução de 25% nos salários e também na jornada de trabalho, mas a princípio isto aconteceria apenas com os servidores públicos federais de todos os Poderes.

O dinheiro economizado poderia ser usado pelo governo para realizar ações de combate ao novo coronavírus e também socorrer o sistema de saúde que já enfrenta uma sobrecarga em várias partes do país.

Rodrigo Maia, presidente da Câmara, vem pressionando o governo para que apresente uma proposta de reequilíbrio fiscal diante da crise econômica que vem se instalando no Brasil devido a esta pandemia. Caso esta PEC que vem sendo preparada pelo Planalto for enviada ao Congresso e os parlamentares aprovarem, ela entra em vigor imediatamente e os salários terão redução até o fim de 2024.

Porém, esta redução no salário não seria válida para aqueles funcionários públicos que ganham valores reduzidos. Também não valeria para municípios e estados. Até parlamentares e juízes podem entrar nesta medida e terem os salários reduzidos.

Trabalhadores brasileiros estão preocupados com o futuro do país e é grande a preocupação com o aumento de demissões nos próximos dias ou semanas. Algumas empresas estão correndo contra o tempo para se adaptarem a esta nova realidade, mas nem todas estão conseguindo.