in

Fim dos tempos? Praga de gafanhotos invade a África em meio ao coronavírus: ‘a maior do século’

Divulgação/Hypeness
Publicidade

Em meio aos noticiários recentes envolvendo a pandemia global pelo novo coronavírus, o continente africano está tendo que lidar com uma praga de proporções bíblicas. As mudanças climáticas acabaram por intensificar o fenômeno das nuvens de grilos, que de acordo com os especialistas têm proporções duas vezes maiores em tamanho do que comparadas ao território de Roma, capital da Itália.

De acordo com os estudos de pesquisadores, são cerca de 200 milhões de insetos nesta que está sendo descrita como a pior invasão de gafanhotos do século XXI, a maior registrada ao longo dos últimos 25 anos. Devastando plantações por onde passa, a nuvem de insetos está se deslocando atualmente do Quênia para o sul do Sudão e Uganda.

Descrita na Bíblia como sendo decorrente da ira divina contra o povo do Egito, a oitava praga da antiguidade desta vez é obra das mãos humanas. Procurando por solo úmido e arenoso para depositar seus ovos e se reproduzir, os gafanhotos se deparam com uma condição climática anormal, tendo em vista um longo período de chuvas irregulares que afetam a região neste ano.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A praga de gafanhotos está colocando diretamente em risco a vida de 10 milhões de pessoas, com 4 milhões de crianças podendo sofrer drásticas consequências deste evento considerado raro. O principal transtorno oriundo dos gafanhotos é o potencial de destruição das plantações. Os especialistas calculam que em apenas um dia os insetos são capazes de destruir uma quantidade de comida capaz de alimentar 90 milhões de pessoas.

Vale lembrar que as regiões que mais sofrem com o evento crítico, como Quênia, Etiópia e Somália, já lidam com a escassez de alimentas. Com a praga de gafanhotos, a situação pode se tornar ainda mais alarmante.

Publicidade
Publicidade
Henrique Furtado

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: [email protected]