Coronavírus: pronunciamento de Bolsonaro pode provocar mais mortes, alerta infectologista

PUBLICIDADE

O pronunciamento feito por Jair Bolsonaro, onde o presidente voltou a comparar o novo coronavírus a um ‘resfriadinho’ ou a uma ‘gripezinha’, continua recebendo duras críticas, inclusive do médico Estevão Urbano, que é diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

O presidente defendeu que os brasileiros devem deixar o isolamento social imediatamente para não prejudicar a economia do país, mas a declaração em cadeia nacional acabou gerando uma onda de protestos.

Discordamos, tecnicamente, de forma enfática. Pedimos que as pessoas continuem mobilizadas. Não há evidência científica que possa suportar a desmobilização neste momento“, disse o infectologista, preocupado com o avanço da pandemia que vem deixando o mundo em pânico.

Para Estevão, a fala de Jair Bolsonaro pode é aumentar os casos da doença no Brasil, pois incentiva a população a se descuidar e isso compromete o trabalho de todos os profissionais da área de saúde.

Você está mobilizado, aí vem o presidente e sugere a desmobilização. Isso pode gerar mais descuido, mais infecções e mais mortes“, declarou o infectologista.

Inclusive a Sociedade Brasileira de Infectologia já divulgou um comunicado sobre o pronunciamento de Jair Bolsonaro. O médico Clóvis Arns da Cunha, presidente da entidade, disse que é um grande erro afirmar que as centenas de mortes na Itália estão relacionadas apenas ao inverno europeu.

A nota divulgada diz que ficar em casa é a melhor forma de evitar que as cidades brasileiras enfrentem situações complicadas com um grande número de casos ao mesmo tempo.